Abrahão Faria Netto

                                conversa com o editor sobre próstata!

Abrahão Faria Netto é urologista atuante em Governador Valadares.
 

O Vox entrevistou o urologista Abrahão Faria Netto, médico atuante em Governador Valadares, Leste de Minas. O entrevistado é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo; pós-graduado em Urologia pela UERJ; é nefrologista, médico-legista e médico do trabalho. Na profissão há 40 anos, ele é também graduado em sociologia e bacharel em Direito - tenho sido professor de Direito durante dezesseis anos.
Numa entrevista enriquecida por detalhes, o Dr. Abrahão Faria Neto abriu o papo com o VOX falando sobre o preconceito que gravita, sobretudo, em torno do chamado toque retal. Segundo ele, a resistência a se sujeitar a esse procedimento pode levar alguns pacientes a descobrirem tardiamente, por exemplo, um câncer de próstata, tornando mais distante o sucesso do tratamento do mesmo. Acompanhe as explicações iniciais do entrevistado:
 
 
No segundo momento da entrevista, o urologista Abrahão Faria Netto disse que o câncer de próstata pode ser, sim, uma doença silenciosa, assintomática. Ele alertou que, em muitos casos, apenas nas fases avançadas é que a próstata adoecida pode sinalizar com a existência de algum problema. Todavia, como o especialista acrescentou, há doenças menos graves, como prostatites, que se revelam ricas em sintomas, anunciando a sua presença. Veja:
 
O especialista ouvido pelo VOX tratou do tema disfunção sexual e afirmou que, embora muita gente creia que o aumento da próstata poderia levar a uma impotência sexual, isso não representa a verdade absoluta. Neste vídeoVOX, ele elenca uma série de motivos que podem abrir o caminho da impotência sexual para o paciente:
 
O urologista Abrahão Faria Netto disse que as cirurgias radicais da próstata, em regra, vão resultar em impotência sexual. Todavia, lembrou que já existem procedimentos menos invasivos, como radioterapias, que podem combater o câncer impondo prejuízos menos sérios ao paciente.  Acompanhe a avaliação do especialista sobre assunto:
 
Embora tenha dito que não se pode sistematizar, com total certeza, o surgimento do câncer de próstata, a informação genética é um dos horizontes, como afirmou o entrevistado. Dr. Abrahão Faria Netto ainda acrescentou que fatores exteriores, mesmo não sendo responsabilizados pelo surgimento da doença, podem acelerar a manifestação da mesma.
 
A exemplo do sol, nos seus horários mais apropriados, o entrevistado listou alguns hábitos que podem ajudar no combate ao câncer de próstata. Alimentação correta, controle do peso, aparecem em sua lista. Abrahão Faria Netto afirmou além do mais que, diferentemente do que pensa muita gente, o câncer de próstata não é uma sentença de morte. Afinal, como concluiu, o médico lida com a esperança. Veja o vídeo:
 
Dois temas foram escolhidos para este momento da entrevista. O especialista afirmou não haver comprovação científica que ligue as DST às doenças prostáticas. E, por fim, considerou natural que as pessoas vitimadas pelo câncer de próstata busquem recursos fora de Governador Valadares. Mas alertou: “Não vejo razão para isso. Valadares tem recursos tão bons ou melhores do que aqueles que se encontram lá fora”.
 
Por fim, o entrevistado disse que o médico precisa sempre encontrar um modo didático de dar a notícia de que o paciente é portador do câncer de próstata. Todavia, garantiu haver uma necessidade de se falar claramente sobre o que representa esse mal, com o objetivo de que o paciente adote, o mais rapidamente possível, um atitude de combate ao mesmo, sem protelações.
 
O urologista Abrahão Faria Netto recebeu o VOX em seu consultório e, gentilmente, mostrou-se aberto a discutir, num momento futuro, outras questões delicadas como a impotência sexual, suas razões e consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário